Segundo os dados do Ministério da Saúde, 88% da população brasileira têm cárie, sendo 60% crianças, que com cinco anos de idade já possuem pelo menos uma cárie, e a média de dentes permanentes cariados nas crianças de 12 anos é de 2,8. Dados que fazem do Brasil um dos países com maior índice de problemas bucais do mundo.
Por outro lado é o campeão mundial em número de cirurgiões-dentistas, com mais de 210 mil profissionais, estando na frente dos Estados Unidos, com média de 170 mil cirurgiões-dentistas, e logo depois a Alemanha, com cerca de 60 mil.
Segundo Emil Adib Razuk, presidene do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), falta incentivo do poder público. Principalmente direcionado as crianças.
A saúde bucal está diretamente ligada à saúde geral em todas as idades. Portanto, é preciso ter os devidos cuidados com a boca para um organismo saudável. Manter a higiene bucal através da escovação, o uso do fio dental e creme dental com flúor, além de contar com uma alimentação saudável e balanceada, evitando o álcool e tabaco, são cuidados essenciais no combate aos problemas bucais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário