sábado, 16 de abril de 2011

Cuidados com a Saúde bucal :)

• O uso da chupeta (ou mesmo chupar o dedo) faz os dentes entortarem?Sim. A chupeta ou a sucção do dedo leva a um desequilíbrio das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. O hábito da chupeta deverá ser interrompido por volta dos 3 anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar.


Portanto, devemos encorajá-la a deixar o hábito, sendo, às vezes, uma troca agradável e consciente.


A retirada do hábito de sucção do dedo requer mais consciência por parte da criança, força de vontade e sua colaboração, que poderá acontecer um pouco mais tarde. Nos casos mais severos, a avaliação de um psicólogo é recomendável.
As escovas dentais apresentam-se contaminadas por microrganismos?
Sim, as escovas dentais podem ser contaminadas por diferentes tipos de bactérias (inclusive das causadoras da doença cárie, vírus, leveduras, parasitas intestinais que entram em contato com a escova de dentes através do contato com a cavidade bucal ou no meio ambiente. Pode haver contato entre escovas de diferentes membros da família nos recipientes sobre a pia ou nos armários de banheiro. Também, torna-se muito difícil o controle da ocorrência de contato salivar entre indivíduos em ambientes como creches, pré-escolas e outras instituições que abrigam crianças de idade precoce, podendo a escova ser trocada e/ou compartilhada inadvertidamente. Dessa forma, sua desinfecção da escovas de dente deve ser efetuada.



Postado por: Igor Leonardo Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário