sexta-feira, 29 de abril de 2011

No Camboja, boa parte das crianças não escova os dentes.

      Segundo estudo publicado no International Dental Journal que investigou residentes de áreas rurais, a presença de cáries, sangramentos gengivais e cálculos são problemas freqüentes dessas populações.







      Durante estudo realizado no Camboja, Chu e colegas analisaram a saúde bucal de 316 crianças. Desse total, 120 tinham seis anos e 196 tinham 12 anos de idade. Segundo o artigo publicado em fevereiro deste ano no International Dental Journal, as crianças selecionadas eram de Pailin, Kampong Thom e Kratie, três distritos rurais do Camboja. Através de exames e relatos dos participantes, os autores identificaram o status de cárie em dentes primários, em crianças de seis anos, e em dentes permanentes, em crianças de 12 anos. 
      Segundo o artigo, os pesquisadores também avaliaram o status periodontal das crianças de 12 anos e ministraram aos pais de ambos os grupos questionários com informações sobre freqüência da escovação dentária dos filhos e hábitos alimentares.
      Com isto, os autores identificaram que a experiência de cárie nas crianças de 6 anos foi 7.9+/-5.6. Já a experiência de cáries de crianças de 12 anos foi 1.1+/-1.6, sendo todas não tratadas. “Nenhum dos participantes de 12 anos tinha gengivas saudáveis e 62% tinham cálculos”, afirmam. Os dados dos questionários mostraram que “44% e 22% de crianças de 6 e 12 anos nunca escovaram os dentes”. Com relação às refeições, arroz, sopa e congee, um tipo de arroz, foram os principais alimentos. Já o consumo de lanches se mostrou pouco comum.
      Diante das freqüência elevada de cáries em crianças de 6 anos, sendo a maioria não tratada, da identificação de sangramentos na gengiva de todos os participantes e da presença de cálculos em mais da metade, os autores afirmam que é necessário melhorar os hábitos orais desta população.

Agência Notisa




Postado por: Márcio Robson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário