sexta-feira, 29 de abril de 2011

Maior parte dos pacientes com bulimia e anorexia nervosa apresenta desgaste moderado da dentição, diz estudo.

      Pesquisadora da USP que investigou 30 pacientes identifica que outros 13% apresentam desgaste severo.


      Indivíduos com bulimia e anorexia nervosa frequentemente provocam vômitos. Diante disto, a cirurgiã-dentista Juliana Julianelli, da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP, desenvolveu um estudo com 30 pacientes do Grupo de Assistência aos Transtornos Alimentares (GRATA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Segundo a notícia de Luiza Caíres, da Agência USP de Notícias, durante a pesquisa, que foi orientada por José Roberto de Magalhães Bastos e Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres, Julianelli identificou que a exposição aos ácidos gástricos promove erosão dentária.
      De acordo com a publicação, Julianelli identificou que todos os participantes apresentaram algum grau de desgaste. Usando um índice, que variou de 0 a 4, para mensurar o nível de desgaste dentário, a pesquisadora verificou que quase 70% dos pacientes apresentavam nível 2, o que significa um desgaste moderado, quando a erosão afeta o esmalte e a dentina. No entanto, 13% dos pacientes foram considerados no nível 4, ou seja, apresentavam desgaste severo com comprometimento da dentina e também da polpa. A autora afirma na notícia que “houve casos em que a pessoa teve de fazer tratamento de canal em quase todos os dentes, pois os nervos já estavam expostos”. 
      Durante o estudo, Julianelli não comparou estatisticamente a prevalência de desgaste dentário em indivíduos com e sem os transtornos alimentares. No entanto, ela afirma que a experiência sugere que o grupo com bulimia e anorexia nervosa apresenta maior prevalência.
Na notícia, a pesquisadora destacou ainda que muitas vezes os dentistas ignoram qual a melhor forma de conduzir esses casos. Ela destaca que recomendar a escovação dos dentes logo após o vômito é incorreto, pois por conter abrasivos as pastas de dente podem intensificar o desgaste. Assim, a melhor conduta seria esperar um tempo para efetuar a escovação.
      A pesquisadora revela na publicação que profissionais da FOB estão pesquisando um agente terapêutico que minimize os problemas de erosão dentária nesta população. Ela afirma que após a conclusão do estudo os pesquisadores pretendem disponibilizar o tratamento para os pacientes do GRATA.

Agência Notisa


Postado por: Márcio Robson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário