sexta-feira, 29 de abril de 2011

Meninas adolescentes associam maloclusão à insatisfação com a aparência, diz estudo.

      Durante pesquisa realizada em Pelotas (RS), pesquisadores verificam que desvio de oclusão é comum entre adolescentes.






      A insatisfação com a aparência é comum na adolescência e muitas vezes afeta a auto-estima gerando uma série de problemas. Neste sentido, estudar os elementos que influenciam o senso estético dessa população torna-se importante. Diante disto, Karen Glazer Peres, da Universidade Federal de Santa Catarina, e colegas, da Universidade Federal de Pelotas e do Latin American Center for Perinatology and Human Development, no Uruguai, desenvolveram um estudo para verificar se a maloclusão tem um impacto na satisfação com a aparência de adolescentes. Para tanto, os pesquisadores selecionaram de um estudo perinatal, realizado em Pelotas, 900 indivíduos de 15 anos de idade.
      Segundo o artigo publicado em abril na Community Dentistry and Oral Epidemiology, 867 adolescentes participaram até o fim do estudo, sendo que 54,1% eram homens. Usando o critério de WHO os autores verificaram que 30,6% dos meninos apresentavam maloclusão severa ou moderada, enquanto 32,8% das meninas possuíam o desvio. Através de um questionário os autores identificaram que “insatisfação com aparência foi relatada por 29,8% de meninos e por 46,5% de meninas”. Porém, apenas para as meninas a maloclusão foi associada positivamente à insatisfação com a aparência. Os pesquisadores coletaram ainda informações socioeconômicas e a auto-descrição da cor da pele. Também realizaram exames para avaliar a prevalência de cárie e mensuraram altura, peso e índice de massa corporal.
      Assim, os autores entendem que maloclusão é uma condição comum, além de ser associada à insatisfação com a aparência por adolescentes do sexo feminino. Eles concluem que os efeitos de diferentes tipos de maloclusão sobre a satisfação com a aparência devem ser estudados futuramente.

Agência Notisa




Postado por: Márcio Robson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário